Organização e local de realização: Colégio de Nª. Srª.do Alto -Faro
01 de Março 2011-18,00 -19.30h
Tema em debate:
A escola contemporânea encerra algumas características que ao longo do tempo nela se embeberam profundamente e são susceptíveis de afectar significativamente a autoconfiança de alunos e a pedagogia de professores. De entre estas, destaca-se a comparação constante (notas, e regime intenso de testes) adicionada à obrigatoriedade de atendimento a aulas.
Pretende-se na palestra enfatizar porque é que todos os alunos apesar de serem eminentemente inteligentes ao dominarem o que é de mais complexo que é uma língua, são repetidamente, por vezes de forma subtil, alvo da mensagem que até podem ser algo ou mesmo bastante incompetentes. Dar-se-ão exemplos da matemática e outros, em que se pretende demonstrar que uma mente inteligente não pode de facto interessar-se pelos assuntos, tal como por vezes (demasiadas vezes) são expostos.
Abordar-se-ão concretamente, do ponto de vista pedagógico, dois tópicos: primeiro, o facto de a palavra não ser a coisa; segundo, confrontar-se-á a interrogação – “qual o verdadeiro oposto de sentimentos de inferioridade?”. |
Inscrições para:
Centro de Formação Ria Formosa
FAX 289 826007- ou cffaro@esjd.net
Colégio de Nª. Srª.do Alto 289824020/27 ou colegiodoalto@mail.telepac.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário